O Significado de Noivar

Bom pessoal, resolvi fazer esse post super especial e quero compartilhar essa experiencia maravilhosa com vocês que ainda não chegaram nesta fase tão especial.

De acordo com o dicionário Aurélio a palavra noivar significa: através de solenidade ou não, assumir um compromisso.

Antigamente o noivado tinha a duração de no máximo um ano e correspondia ao período em que as famílias decidiam o valor que o noivo teria que pagar pelo casamento. No entanto, a tradição foi mudando, ao ponto que, a família da noiva é que teria que dar um dote ao futuro marido. Talvez venha dai a tradição que é família da noiva que paga pelo casório. 

É uma pena que essa tradição tenha se acabado, porque se ainda existisse eu adoraria essa ideia. Em minha opinião isso era pra continuar nos dias atuais, no entanto,  já que mudou, vamos trabalha para pagar esses custos tão alto que o casamento nos traz.

Antigamente era o pai do rapaz quem fazia o pedido à família da moça. Na falta do pai, a mãe do rapaz podia fazê-lo. Hoje em dia não existem regras. Alguns rapazes ainda seguem a tradição de pedir a mão da moça ao pai dela e alguns casais optam por ficar noivos entre eles e depois apenas comunicam o acontecimento à família. 

Hoje muitas pessoas se casam sem passar pelo noivado, por uma opção do casal de ir direto do namoro ao casamento. Eu particularmente acho isso um pouco sem graça, porque é muito bom passar por cada fase que a vida nos proporciona gente!

É bom lembrar que este é um período muito importante, pois o casal poderá conhecer melhor os hábitos e o temperamento um do outro; compartilhar os sonhos; planejar o futuro; além de ser uma fase de preparação para um compromisso maior que é o casamento.


Não existe um tempo certo para ficar noivo. Alguns casais namoram pouco tempo e ficam noivos por muito tempo, outros namoram muito tempo, ficam noivos e já se casam logo em seguida. Cabe a vocês decidirem quanto tempo será necessário para organizar as coisas com calma, já que os preparativos para o casamento geralmente começam a ser feitos depois do noivado. A respeito disso eu tenho a seguinte concepção: o casal deve buscar uma maturidade financeira, ou seja, deve primeiramente se estruturar em um bom emprego e também quando estiver com mais tempo para se dedicar ao seu cônjuge, pois agindo assim tenho certeza que tudo ocorrerá bem.

O noivado é um compromisso social. Quem assume o noivado compromete-se com
muitas pessoas, e não somente com o futuro cônjuge.
O noivado é um compromisso moral. Ele envolve responsabilidade, por isso não é coisa de criança, e deve ser medido pela consciência de que Deus vê todos os atos.
O noivado é um compromisso material. Então, não existe isso de dizer "nós nos amamos, e com ele eu moro até debaixo do viaduto..."
O noivado é um compromisso espiritual. Se não há um ideal marcado pelas coisas da espiritualidade, vai ficar muito difícil, porque casamento não é apenas uma linha horizontal, é vertical também. Devemos colocar nosso relacionamento e todas as etapas dele aos pés de Deus.

Pense nisso!

By @WezitonMedeiros
Página Anterior Próxima Página Home