Será que o amor é cego ou a paixão é cega?


Atenção: O texto a seguir pode ser interpretado para o homem ou a mulher apaixonado (a).

Essa semana eu recebi através do "Espaço do Leitor" aqui no Blog, a história de um pessoa e quero compartilhar com vocês essa experiência.

Todo mundo odeia meu namorado, menos eu!

Meu nome é ................. Tenho 23 anos e tenho passado maus momentos em minha vida.


Namoro um rapaz à exatamente 1 ano e 3 meses. Desde que começamos a namorar, os meus amigos sempre me falam que ele não é o rapaz certo para mim. Já conversei várias vezes com os meus pais, só que não consigo ver defeito nele. O único defeito que às vezes encontro nele, é  que de vez em quando temos algumas discussões por ciúmes da parte dele.

O problema é que sou apaixonada demais por ele, e não consigo ver defeito. Meus amigos sempre me alertam que ele vai me fazer sofrer, mas os dias vão passando e eu só me apaixonando mais e mais. A pergunta é: O que eu  devo fazer?



         -----------------------------------------------------------------------



O amor é cego!

Será que é cego mesmo?





Vou falar minha opinião em relação a história da nossa amiga acima.

Para início de conversa quero dizer que a paixão é cega, mas o amor não é. Você quer que eu prove?

Quando amamos alguém e percebemos os erros dessa pessoa, agente faz vista grossa. Sabe porque? Ah porque o amor tudo suporta, tudo crer e em tudo espera.

O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.


1 Coríntios 13:6-7



Eu Não Estou Cego!

Já ouviu por aí que quando uma pessoa está viciada em algo, a primeira coisa que ela faz é negar que está realmente dependente? Se você criticar a bebida pra um alcoólatra, vai estar perdendo seu tempo. É a mesma coisa com a paixão. Ela é um tipo de doença que nos faz sentir bem, principalmente quando estamos junto de quem gostamos. 

De acordo com o dicionário Aurélio, a paixão é uma atração muito viva que se sente por alguma coisa. Qualquer coisa. Nesse caso aqui, estamos falando de paixão de uma mulher por um homem, ou inversamente, assim como queira.

Todas as pessoas possuem qualidades e defeitos, mas você saberá que está sendo cego, quando começar a negar a existência dos defeitos dessa pessoa, toda vez que alguém apontá-los. Não vale você dizer que "eles só apontam os defeitos, mas ele tem qualidades também". Sim, já dissemos isso, mas seu problema é nunca admitir a existência dos defeitos e o principal, como esses defeitos afetam sua vida de forma negativa.

Ninguém mais além de você tem o poder para abrir os olhos e pensar com a razão, porém você não precisa fazer muita coisa além de abrir a "portinha" dos ouvidos e deixar que seus amigos (que te querem bem e estão do seu lado) digam o que sentem e o que pensam. 

Sabemos que escutar é diferente de ouvir. 

Quando os amigos começam a falar sobre o seu namorado ou namorada, logo vem na cabeça: Ah, eles só dizem isso, porque não estão no meu lugar.

Sei demasiadamente o quanto é difícil deixar uma pessoa que gostamos e nos sentimos bem. Entretanto o que observo é o seguinte:

As pessoas não pensam a longo prazo. Você tem que entender que o seu namorado ou namorada casando com você, vai conviver 24 horas ao seu lado, dormindo e acordando. Será que você vai suportar? Por isso devemos ouvir agora, para depois não nos arrependermos. 

É Hora de Ouvir

Se muitas pessoas tem um comentário negativo, é hora de ouvir. Se você é uma pessoa orgulhosa, não gosta muito de ficar admitindo que está errado, apenas ouça e tire suas decisões sozinho depois. 



Se estiver disposto a ouvir de verdade, você vai ser capaz de saber se é calúnia ou se é realmente prejudicial pra você essa relação. Você precisa entender que se nossos amigos mais próximos e família tem algo contra, é importante saber o que é, e mais importante entender que eles querem o seu bem e podem estar um tanto desesperados por você não abrir os olhos. Já parou pra pensar como um amigo seu pode estar triste por você ter brigado com ele, quando na verdade tudo o que ele mais queria era o seu bem ao te alertar?

Procure não entrar em conflito com aqueles que estão de bem com você. Apenas revise todos os conceitos de forma racional após ler este texto. 

Tenho muita experiência nessa área (risos)... As vezes quando gostamos de alguém que os nossos pais não aprovam. É horrível! Eu sei como é. Se estiver namorando com alguém que seus pais não estão aprovando. Por favor, faça uma avaliação, pois a probabilidade desse namoro acabar com sua vida é muito grande.

Cuidado com falsas promessas de mudança também, não se pode mudar uma pessoa. Mesmo para uma pessoa, mudar a si próprio é uma tarefa de difícil a quase impossível. Ela poderia se habituar a fazer o certo com todo esforço do mundo, mas a grande maioria, (quando eu digo grande é grande mesmo) vai prometer mudança do fundo do coração e não vai conseguir manter por muito tempo, voltando a ser o que era antes, ou até pior do que era. Muitas vezes você deixa isso se repetir porque quer continuar se enganando de que vai dar tudo certo, e que você pode fazer a diferença. Aí você sofre.

Entenda que nem sempre a felicidade é a voz da razão, nem sempre aquilo que precisamos fazer é o que realmente queremos, nosso coração costuma se enganar viu? E se enganar feio! Sempre tenha uma balança dentro de si, sabendo a quantidade certa de sentimento e razão para cada situação.

O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo? 
Jeremias 17:9

Você já passou uma dessas? Comente abaixo!

Wéziton Medeiros

Página Anterior Próxima Página Home